Comida di Buteco estreia em Fortaleza o maior concurso de gastronomia de botecos do País. Entre os dias 15 de abril e 1º de maio acontecerá uma verdadeira maratona gastronômica, por diversos botecos da cidade, onde público e jurados irão provar petiscos criativos, votar e eleger o melhor boteco de Fortaleza. O evento, que já mobiliza 329 estabelecimentos em outras 14 cidades brasileiras, contará aqui com a participação de 17 botecos da capital cearense.

Botecos participantes

  • Alpendre
  • Bar de Camocim
  • Bar do Ciço
  • Bar do Dé
  • Bar do Papai
  • Bebedouro
  • Boteco do Arlindo
  • Cabana da Negona
  • Flórida Bar
  • Freguesia 10
  • Kasa Kaiada
  • Kina do Feijão Verde
  • Mercearia dos Pinhões
  • Noite a Fora
  • O Assis
  • Paulo do Camarão
  • Sal e Açucar

A História

A história do Comida di Buteco começa em 1999, quando Eduardo Maya – então produtor e apresentador do programa “Momento Gourmet”, da extinta Rádio Geraes FM – apresentou à emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco da capital. A idéia logo ganhou a adesão de João Guimarães – proprietário da emissora – e de Maria Eulália Araújo – diretora-executiva da rádio – que, imediatamente, sugeriu o nome do evento.

A primeira edição aconteceu no ano seguinte (2000), em Belo Horizonte, com apenas 10 botecos participantes. O resultado foi melhor que o esperado, com sucesso de público e crítica. Nos anos seguintes, o Comida di Buteco só cresceu, mesmo com o fim da Rádio Geraes FM, em 2005, se tornando uma empresa independente.

A cada ano, mais e mais pessoas se envolviam no concurso, transformando o Comida di Buteco em referência nacional. Em 2008, o concurso entrou no conceituado Guia 4 Rodas (Editora Abril) e passou a ser realizado em diversas cidades do interior de Minas Gerais e em outros estados. Neste ano também, dois novos sócios se uniram ao projeto: Ronaldo Perri e Flávia Rocha, com a missão de expandir o conceito a outras praças.

Os números atuais do Comida di Buteco impressionam, o evento está presente em 11 cidades e, só em Belo Horizonte, o público participante é estimado em cerca de 800 mil pessoas por edição, com mais de 160 mil votos nos pratos participantes (Vox Populi / 2010).

A festa “A Saideira” – que tradicionalmente marca o encerramento e a premiação do concurso – se tornou um dos eventos mais esperados da cidade e recebe mais de 26.500 botequeiros nos dias em que é realizado.

O Comida di Buteco se tornou também um fenômeno de comunicação. Em 2010, a mídia espontânea do projeto superou o valor de 16 milhões de reais, tendo o Comida di Buteco figurado nos principais veículos da mídia nacional e importantes publicações internacionais, como o NYTimes e La Nacion.

O Concurso

Com a sua 1ª edição realizada no ano 2000, o Comida di Buteco é hoje o maior concurso de gastronomia do país, realizado, simultaneamente, em 15 cidades distribuídas em 08 estados brasileiros.

O Comida di Buteco elege, entre todos os botecos participantes do concurso, os primeiros colocados com a melhor média, segundo avaliação dos jurados, nas seguintes categorias:

1º Melhor tira-gosto;
2º Melhor atendimento;
3º Melhor higiene do local;
4º Melhor temperatura da bebida;

Como participar

A escolha dos botecos participantes é feita pela comissão organizadora do Comida di Buteco, com base em vários critérios, incluindo: a qualidade do cardápio, o envolvimento do dono, o ambiente e a higiene do local. Mas todas as pessoas podem indicar seus botecos preferidos basta enviar um e-mail para: indiqueumboteco@comidadibuteco.com.br , para que o boteco possa ser avaliado.

Como Votar

Durante os dias de duração do Comida di Buteco, o público e uma comissão de jurados votam, levando em conta os critérios de disputa.

A votação acontece nos próprios bares concorrentes. Para votar, você deve pedir o tira-gosto participante, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna no local. Qualquer pessoa está apta a votar, desde que siga os parâmetros do concurso. Mas somente pode votar uma vez em cada boteco. Para o voto ser validado, todas as perguntas devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas.

Os Ganhadores

Serão considerados ganhadores os bares melhor votados pela comissão de jurados e pelo voto popular, com pesos iguais, de 50% para cada um. A contagem dos votos é feita pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi. A avaliação é qualitativa e não quantitativa, portanto, não depende do número de pessoas que votaram, mas sim da média aritmética dos votos válidos recebidos.

Serão premiados com troféus os cinco primeiros botecos em BH, RJ, Salvador e Goiânia, apenas os três primeiros nas demais cidades, com a melhor média de notas em todas as categorias, sendo que o peso do tira-gosto é 70%, atendimento 10%, higiene 10% e temperatura da bebida 10%. Os demais botecos receberão um registro de participação no concurso. Caso haja empate entre dois ou mais botecos, eles receberão conjuntamente a premiação prevista.

Os resultados são informados na festa A Saideira, que encerra o concurso. Na ocasião, os vencedores são publicamente divulgados pelo Instituto Vox Populi e recebem, na hora, os troféus.

Como é um concurso, os 20% últimos colocados são desclassificados, não podendo participar, no mínimo, no ano seguinte do evento.

Fontes: http://www.comidadibuteco.com.br e http://www.frontstage.com.br/app/notas/2011/04/15/notasinterna,3310/comida-di-buteco-em-fortaleza.shtml