Palestra “Sociedade de consumo e mudança de hábitos alimentares”, com o professor Carlos Roberto Antunes dos Santos, da Universidade Federal do Paraná.

Data: dia 09/03/2012, às 14h30min.

Local: no Auditório do Programa de Pós-Graduação em História da UFC, 1º andar do bloco à esquerda da entrada do Centro de Humanidades, na Av. da Universidade, 2762 – Benfica.

Sobre o Palestrante: Carlos Roberto Antunes dos Santos possui Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em História – Université de Paris X, Nanterre, e Pós-Doutorado em História pela Universidade de Paris III- Instituto de Altos Estudos da América Latina. É Professor Titular em História do Brasil, com atividades nos programas de Graduação e Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de História da Alimentação, com ênfase em Teoria/Metodologia e Historiografia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: História, Gastronomia e Cultura Alimentar, com destaques nos seus aspectos multi e interdisciplinares. Foi Reitor da UFPR (1998/2002), Presidente da ANDIFES (2001/2002), Secretario de Educação Superior do MEC- SESU- (2003/2004), e membro do Conselho Nacional de Educação (2003/2004) e do Conselho Superior da CAPES (2003/2004). Em 2002 foi agraciado com o 16 Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Foi Membro da Comissão de Implantação da Universidade Federal de integração Latino-Americana, – UNILA -, Portaria n 43, publicada no DOU de 18/jan/2008. É membro da academia Paranaense de Letras, cadeira n 38. Desde set/2009 ocupa o cargo de Lider (Direção) do Movimento Slow Food Convivium “Província do Paraná. É Líder (Coordenador) do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura da Alimentação (CNPq) e do site www.historiadaalimentacao.ufpr.br. É representante da UFPR junto à Chaire internacional da UNESCO “Salvaguarda e Valorização dos Patrimônios Culturais Alimentares”, Chaire esta concedida à UFPR e às Universidades de Tours (França), Beirut (Líbano), Kénitra (Marrocos), Niamey (Nigéria), Hong Kong (China) e Pondichéry (India).