Terra Madre Day

10 de dezembro é o dia mundial para se comemorar o alimento local, o Terra Madre Day.

Em 2009, o Slow Food propôs à sua rede uma ideia para comemorar os vinte anos da associação: celebrar os alimentos locais no mesmo dia, em todo o mundo, seja onde for, do jeito que quiser. Sem restrições de como celebrar, a imaginação como limite, não sabíamos exatamente o que esperar.

Quando chegou o grande dia, 10 de dezembro, os resultados foram extraordinários: uma manifestação contra o fast food em Bangladesh, uma cerimônia de plantio de árvores no Quênia, um concurso de cozinha com ingredientes locais no Canadá, uma longa mesa anti-OGM na Alemanha, uma mostra fotográfica na Índia, um eat-in em Londres e mais de mil atividades envolvendo mais de 100.000 pessoas no mundo inteiro. A rede Slow Food conseguiu vencer o desafio.

Três anos depois, o Terra Madre Day é hoje um compromisso marcado no calendário do Slow Food, com cada vez mais pessoas envolvidas e ideias sempre mais criativas. Os convivia Slow Food e a rede Terra Madre estão ansiosos para criar mais uma oportunidade para reunir-se e celebrar os alimentos locais e para ver o que o resto do mundo está fazendo simultaneamente. É também uma oportunidade de demonstrar a filosofia do alimento bom, limpo e justo para comunidades, mídia e poder político, como um movimento unido.

Se você ainda não decidiu qual atividade do Terra Madre Day participar, dê uma olhada no site para fazer a sua escolha: http://www.slowfood.com/terramadreday/welcome_po.lasso

Se ainda não houver uma atividade organizada na sua região, você mesmo pode programar um Terra Madre Day em sua comunidade local pensando no formato e no tema que mais lhe interessarem. E não esqueça de registrar o seu evento no site do Terra Madre Day.

Celebre o alimento local com seus amigos!

(Fonte: http://www.slowfoodbrasil.com/)