Projetos de Pesquisa em andamento

  1. Práticas Alimentares Nordestinas: Estudos Sobre Alimentos Tradicionais dos Estados do Ceará e Piauí: Estudo sobre alimentos tradicionais do Nordeste brasileiro, tendo como objetivo geral investigar a biodiversidade alimentar dos estados do Ceará e Piauí. Especificamente, objetiva-se: 1) Mapear alimentos tradicionais no limite espacial desses dois estados; 2) Identificar, dentre os alimentos mapeados, aqueles que possam ser apropriados em suas formas tradicionais, como instrumentos indutores de fortalecimento da agricultura familiar, gerando renda em função de sua inserção em políticas públicas de alimentação e nutrição, notadamente no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE; 3) Desenvolver uma descrição densa de tais alimentos, os mais significativos de cada região, visando constituir um registro no qual constem os saberes tradicionais de que são portadores, técnicas e artefatos utilizados na sua produção, seus significados sociais e culturais e valores nutricionais; 4) Identificar as possibilidades, bem como os entraves burocráticos, políticos, educacionais e culturais relacionados à inserção de tais alimentos na sistemática de aquisição de produtos pelo PNAE. É uma pesquisa de natureza qualitativa que parte de um mapeamento amplo de alimentos tradicionais em espaços delimitados, tendo em vista constituir um quadro de referência sobre alimentos locais e regionais. O marco teórico será composto por conceitos de comida, alimento e cultura alimentar, na perspectiva histórico-antropológica; fundamentos da história oral e de descrição densa e de observação cotidiana; bases políticas e legais da política de alimentação escolar; fundamentos de análise de valor nutricional e de aceitabilidade aplicados ao PNAE.

Financiamento: CNPq – Edital MCT/CNPq 019/2010 – Tecnologias Sociais aplicadas à Segurança Alimentar e Nutricional / Linha: Estudos Etnográficos de Alimentos Tradicionais do País.

Coordenador: Prof. José Arimatea Barros Bezerra

Iniciação Científica

  1. Karen Rodrigues Marcelino. Educação alimentar nas obras seminais sobre alimentação e nutrição no Brasil (1932-1941). Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Educação Física) – Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Dissertações em andamento

  1. Tadeu Alves Junior. _____. Início: 2010. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará.
  2. Rodrigo Viriato Araújo. A contribuição da educação na formação de um chef: uma análise curricular comparativa entre dois profissionais da gastronomia, na perspectiva de valorização da formação de um gastrônomo. Início: 2011. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará.
  3. BeatrizHelena Peixoto Brandão. Festivais gastronômicos cearenses: a comida-cultura na formação do bacharel em gastronomia da Universidade Federal do Ceará. Início: 2012. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará.

Teses em andamento

  1. Cláudia Sales Alcântara. Lugar de criança é na cozinha! – O Menino Maluquinho: contribuições para a educação alimentar. Início: 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Cnpq.
  2. Alice Nayara dos Santos. Josué de Castro, educação e soberania alimentar: ações curriculares no ensino superior. Início: 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará.

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