José Arimatéa Barros Bezerra: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1990), especialização em Educação Popular em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará e Escola de Saúde Pública do Ceará (1996), doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002) e pós-doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando no ensino da seguintes temáticas: história da educação, política educacional, antropologia e história da alimentação. Realiza pesquisas nas áreas de história da educação, com foco nas políticas públicas de alimentação, na sistematização de fontes sobre a educação no Ceará.

______________________________________________________

Maria de Lourdes Peixoto Brandão: possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1976) , especialização em Metodologia da Pesquisa Em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1980) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) . Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas: CURRÍCULO- AGRÁRIO-AGRÍCOLA- CULTURA- RURAL.

________________________________

Marlene Lopes Cidrack: Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1971).  Possui mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2003) e doutorado em Educação na Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente trabalha na Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará. Tem especialização nas áreas de Periodontia, Metodologia do Ensino e Pesquisa , Educação em Saúde Coletiva e Gerontologia, tendo se titulado nesta última pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, metodologia qualitativa, idosos, educação em saúde, saúde, qualidade de vida e alimentação.

_______________________________________________________________

Cláudia Sales de Alcântara: possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atuou como arquiteta na Secretaria de Infra-Estrutura e Desenvolvimento do município de Caucaia. É também bacharel em Teologia pelo Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos (2007) e membro da Fraternidade Teológica Latino Americana – setor Brasil; desenvolve artigos sobre liturgia e superação do racismo no espaço religioso evangélico. Possui curso em Gestão de Bar e Restaurante; mestre  em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará com o projeto “O currículo cultural das histórias em quadrinhos – Emília e a turma do Sítio na cartilha da nutrição do Fome Zero”, hoje é doutoranda em Educação Brasileira pela mesma instituição e possui interesse nas áreas dos estudos culturais e educação alimentar.

_

Samara Mendes Araújo Silva: graduada em História (UESPI), Teologia e Comunicação Social – Jornalismo (UFPI). Especialista em Historia Sociocultural (UFPI). Mestre em Educação (UFPI). Doutoranda em Educação Brasileira (UFC). Integrante do Núcleo de Pesquisa História e Memória-NHIME (UFC). Professora do Curso e História da UESPI- Campus Poeta Torquato Neto e de História da Rede Estadual de Ensino. Organizadora da coletânea Labirintos de Clio: práticas de pesquisa em História (Edições UFC). Publicou artigos científicos, além de livros didáticos de História para o Ensino Fundamental. Atualmente desenvolve pesquisas sobre História, cultura piauiense, educação feminina, instituições escolares confessionais católicas, formação de professores de História, ensino de História._

_______________________

Leopoldo Gondim Neto: Graduado em Direito pela UFC e em Gastronomia pela Faculdade de Hotelaria e Turismo Grande Hotel Campos do Jordão – SENAC, aperfeiçoado pelo Cordon Bleu de Paris/França; Especialista em Qualidade da Alimentação pela UECE e em Gestão Pública/Administração – UECE;  Estágio no Hotel les Ambassador – Paris/França, e Resaurante Laurent – São Paulo/SP; Ex-Chefe do Restaurante LA Bohème – Fortaleza/CE. Atualmente é professor da disciplina Cozinha Clássica e Contemporânea do Curso de Gastronomia do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

___________________________________________

______________________________________

Tiago Sampaio Bastos: mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará; Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará; Atuou como bolsista de Iniciação Científica de 2005 à 2009 (FUNCAP e CNPq), com projetos voltados para a Política de Alimentação Escolar no Ceará e História da Educação do Ceará – catalogação e transcrição paleográfica de fontes primárias sobre a instrução pública cearense século XIX, resultando na publicação do livro “Projeto Fontes – Instrução Pública Cearense – Manuscritos”; Atualmente é Professor efetivo da rede estadual de ensino.

___________________________________________________________

Jorge Washington da Silva Frota: Mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, da Linha de Pesquisa: Educação, Currículo e Ensino, e Eixo Temático: Currículo; possui graduação em Educação Fisica pela Universidade Federal do Ceará (2003) . Atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Alimentação, Escola Pública.

______________________________________________________________________

Alice Nayara dos Santos: mestre e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceara, formada em geografia pela Universidade Estadual do Piaui  e pedagogia pela Universidade Federal do Piaui, trabalha intensamente as questões do ensino de geografia e as questões do livro didático de geografia nas series iniciais,trabalhos publicados na area de didática da matemática  nas series iniciais. Trabalhou durante um ano o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar nos 88 municípios do semi-arido piauiense.

________________________

_______________________________________________

Karen Rodrigues Marcelino: Estudante do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq – Educação alimentar nas obras seminais sobre alimentação e nutrição no Brasil (1932-1941).

_______________________________________________________________

Beatriz Helena Peixoto Brandão: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2008). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará. Estudante do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/ITI(a) – Práticas Alimentares Nordestinas: Estudo sobre Alimentos Tradicionais dos Estados do Ceará e do Piauí. Atualmente é mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Fedeal do Ceará.

_______________________________________________________________

Bruno Alves Gualberto: estudante do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/ITI(a) – Práticas Alimentares Nordestinas: Estudo sobre Alimentos Tradicionais dos Estados do Ceará e do Piauí.

________
_______________________________________________________

Ana Karoline Oliveira: graduada em Ciências da Nutrição pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Nutricionista inscrita no Conselho Regional de Nutricionistas – CRN 6. Especializanda em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho – UGF. Graduanda em Gastronomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Suplente da atual gestão do Sindicato de Nutricionistas do Estado do Ceará – SINDNUCE e Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/ITI(a) – Práticas Alimentares Nordestinas: Estudo sobre Alimentos Tradicionais dos Estados do Ceará e do Piauí.

_________________

Francisco José Alves de Aragão: Possui bacharelado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2002); curso profissional de Nível Técnico em Contabilidade pelo CEOAM (1988); curso profissional de Nível Técnico em Transações Imobiliárias pelo CETREDE (UFC/PREX)(2004). Graduando em História pela Universidade Federal do Ceará e em Direito pela Faculdade Christus. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/ITI(a) – Práticas Alimentares Nordestinas: Estudo sobre Alimentos Tradicionais dos Estados do Ceará e do Piauí.
______________________
Cicero Antonio Mariano dos Santos: graduando do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará Campus Cariri e bolsista do projeto ALINE – Práticas Alimentares Nordestinas: Estudo sobre Alimentos Tradicionais dos Estados do Ceará e do Piauí
_______________________________________
_____________________________________________________________________
Ariza Maria Rocha Correio:  Formada em Educação Física pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1987). Especialista em Educação Física Infantil (UNIFOR) e Filosofia Politica (UFC). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2000-2002). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC(2005-2008). Atualmente, leciono na Universidade Regional do Cariri – URCA.
___
___________________________________
_____________________________________________
Rodrigo Viriato Araújo: Graduado como Cozinheiro-Chef Internacional pelo The Culinary Institute of America/New York em associação com o Senac-SP, Rodrigo Viriato, especializou-se também em confeitaria como Chef Patissier pela École Ritz Escoffier/Paris, além de diversas especializações pela École Lenotre, em Paris, França. Chef-Executivo e sócio do AliceS à 14 anos, empresa que congrega 3 buffet´s, AliceS, AliceS Garden e Viriato Gatronomia, e mais 1 empresa de Catering, 1 de representação de equipamentos de gastronomia e 1 de locação de materiais. Lecionou como professor convidado na Pós-graduação em Hotelaria da Faculdade de Hotelaria e Turismo do SENAC-SP/Hotel Águas de São Pedro e na Pós-Graduação em Gastronomia da Fanor/Fortaleza-CE. É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará por onde iniciou um trabalho engajado de acompanhamento de jovens em formação no setor hoteleiro/alimentício através de visitas técnicas de alunos do PRÒ-JOVEM, programa de assistência da prefeitura de Fortaleza na iniciação de jovens a carreiras profissionais e alunos do recém criado curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará, onde é Professor efetivo. Mestrando em Educação na linha de pesquisa Currículo estudando a formação Formal e Empírica de cozinheiros.
___________________________________
Márcia Maria Leal de Medeiros: Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ceará. Está como coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Campus de Baturité-Ce. Atua no Ensino, Pesquisa e Extensão, nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Produtos de origem vegetal, Tecnologia de Cereais, Panificação e Gastronomia.
__________________________________________________
Ana Karine da Silveira Pinheiro: Mestranda em Cultura del cibo e del vino per la promozione delle risorse enogastronomiche pela Universidade de Ca´Foscari Venezia – Itália. Curso de Especialização em Políticas Públicas de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), com monografia a marcar. Bacharelado em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharelado em Turismo pela Faculdade Evolutivo (FACE). Curso Sequencial de Gestão de Negócios em Turismo e Hotelaria pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Curso Técnico de Agenciamento e Guia de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora de gastronomia, hotelaria e hospedagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
______________________________________________________
Possui graduação em Geografia pela UFC (Licenciatura e Bacharelado), sendo Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFC) na linha de pesquisa “Organização do espaço e desenvolvimento sustentável”. Atualmente está cursando o Doutorado em Geografia (UFC) onde desenvolve sua pesquisa na área de GEopolítica e Geografia Agrária, cujo tema é “Segurança Alimentar e Nutricional”. Desde 2008 é Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), tendo atuado nas áreas de Legislação Ambiental e Agrícola, Gestão Ambiental, Estudos de Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Resposabilidade Socioambiental.

_________________________________

________________________

4 Respostas to “Os cozinheiros”

  1. Paulo Henrique Says:

    Gostaria de receber mensagens no meu e-mail a respeito do tema.

  2. dinha Says:

    Estaremos sempre te enviando as atualizações do blog e atividades. Obrigada pela visita!

  3. Filipe Camelo Says:

    O grupo está atividade? Se sim, posso participar dos encontros?

    Grato pela atenção

    1. dinha Says:

      Está sim. Ainda estamos nos reorganizando para o ano de 2014.
      Mas informaremos pelo blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s